Em um dos roteiros mais inacreditáveis da história das copas, o Uruguai conseguiu de forma heróica a classificação as semifinais da Copa de 2010. Única africana remanescente no mundial, Gana, que desperdiçou um pênalti no último lance da prorrogação, está eliminada.
O Jogo
As duas equipes entraram em campo sabendo qual seria o adversário da semifinal, a Holanda. Disposto a não pegar carona no vôo brasileiro, o Uruguai partiu para o ataque e teve o domínio da partida nos primeiros vinte minutos. Suárez e Forlán assustaram o goleiro africano. Aos poucos Gana foi se achando na partida, e comandou o jogo nos quinze minutos finais do primeiro tempo. Diferentemente do time sul americano que não transformou superioridade em gols, Gana conseguiu colocar a bola na rede. Muntari arriscou de longe, aos 46 minutos, a Jabulani fez uma curva incrível (para variar) e morreu no canto esquerdo do goleiro Muslera. O Uruguai vivia um drama, além de ter tomado o gol no final da primeira etapa, o capitão Diego Lugano havia sido substituído por contusão.
Para a sorte do técnico Oscar Tabárez, seu time conseguiu o gol logo no início da segunda etapa. O candidato a craque da copa Forlán, cobrou falta e a Jabulani resolveu empatar o jogo, colocando justiça no placar. A partir daí, o time sul americano foi quem procurou resolver a partida no tempo regulamentar. Suárez e Maxi Pereira perderam duas grandes chances. Nos minutos finais, Gana procurou o gol, mas não obteve sucesso e o jogo partiu para a histórica prorrogação.
Roteiro de cinema
A partida caminhava para os pênaltis, durante a prorrogação, as duas equipes se comportavam de maneira muito parecida dentro do gramado. Nos minutos finais do segundo tempo, Gana tentou decidir e quase deu certo. O relógio marcava 15 minutos da segunda etapa, quando o time africano cobrou uma falta lateral, Apiah tentou duas vezes, na primeira Suárez tirou com o pé, na segunda com a mão. O árbitro marcou pênalti e expulsou o atacante uruguaio, na cobrança Gyan, de Gana, acertou o travessão e levou a decisão para os pênaltis. Suárez em segundos transformou as lágrimas de tristeza, em choro de alegria.
Nas cobranças de penalidade, deu Uruguai, 4x2, de maneira dramática. Loco Abreu cobrou o último pênalti de forma “loca” com uma linda cavadinha para a loucura dos uruguaios. O país não chegava a uma semifinal de copa do mundo desde 1950, quando foi campeão em solo brasileiro.
Opinião
Um espetáculo do mundo da bola. Suárez passou em instantes de vilão a herói. No fim das contas, passou a seleção com mais futebol e mais tradição. Poderia ter passado Gana, mas a garra, perseverança uruguaia, aliada a sua sorte e o talento de Diego Forlán,e a loucura de Abreu, fez com que pelo menos um sul americano conseguisse a classificação para a semifinal do dia 05 na cidade do Cabo. Anote aí, dia 05/07, 15h30min, Holanda e Uruguai decidem o primeiro finalista do mundial de 2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário